quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Filme "Bandeiras de Nosso País" e "Cartas de Iwo Jima"

Bandeiras de Nossos Pais (A Conquista da Honra)



O filme foi dirigido por Clint Eastwood e escrito por William Broyles Jr. E Paul Haggis, baseado no livro de mesmo nome escrito por James Bradley e Ron Powers sobre a Batalha de Iwo Jima.
Conta a história da Batalha de Iwo Jima, de como os três alçadores da bandeira foram usados como instrumentos de propaganda pelo Governo dos Estados Unidos para levantar a moral do povo americano e angariar fundos para o esforço de guerra. Também mostra os efeitos da guerra nos veteranos e como eles sofreram com as memórias do conflito pelo resto de suas vidas.
Cartas de Iwo Jima



Clint Eastwood dirigiu a continuação, sob o roteiro de Iris Yamashita. nessa sua guinada cinematográfica Eastwood procurou um estilo mais “tradicional” do gênero guerra/drama mantendo seu foco nas seqüências de ação e num certo grupo de personagens entre eles o carismático general Tadamichi Kuribayashi vivido pelo ator Ken Watanabe , é comum nesses tipos de filmes termos certos “tipos” de soldados algo que pode resultar numa caricatura da pessoa porém o roteiro jamais deixa isso acontecer auxiliado também pela forte atuação dos atores muitos expressivos causando um impacto imediato por causa da intensa interação com a história. É de se admirar esses indivíduos que conseguiram ligar-se diariamente na sua profissão para reproduzir eventos tão extraordinários como essa batalha repleta de carnificina sangrenta.
O roteiro questiona em certas cenas a famosa morte honrosa defendida pelos líderes militares do Japão, um bom acerto assim como o equilíbrio alcançado por cenas na qual humaniza as duas nações envolvidas nesse conflito. No geral a história não inova muito até por que a Segunda Guerra já foi explorada de inúmeras maneiras, mas não deixa de ser interessante mostrar o que se passava na mente desses sujeitos ao lutar por uma pátria com políticas de puro imperialismo a base das armas, inimigos dos aliados. Isso talvez tenha sido pouco explorado no cinema mundial.


Cartas de Iwo Jima venceu um Oscar na categoria melhor som e foi indicado a Melhor Filme, Direção e Roteiro original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário